Evite riscos processuais: saiba a diferença entre comissões e premiações

Como empresa, é fundamental estar ciente das diferenças entre o pagamento de comissões e premiações para evitar riscos processuais. Aqui estão algumas orientações para ajudá-lo nesse aspecto.

➡️ Comissões: reconhecimento baseado em resultados

As comissões são pagamentos variáveis diretamente relacionados ao desempenho individual dos nossos funcionários. Neste caso, a empresa necessita ter uma política de comissionamento clara, formalizando tais condições por meio de documentos essenciais, assinados pelos trabalhadores.

➡️ Premiações: reconhecimento extraordinário

Já as premiações são uma forma de reconhecer conquistas extraordinárias. Elas podem ser concedidas tanto a equipes quanto a indivíduos que se destacaram por seu trabalho. Nesta hipótese, recomenda-se a elaboração de normas e documentos que especificam a política de benefícios e premiações por meio de circulares, instruções e documentos que deverão ser assinados pelos colaboradores.

Viram só como é importante saber essas diferenças? Sempre é recomendável consultar um profissional jurídico especializado para garantir que suas práticas de recompensa estejam em conformidade com a legislação vigente.

Um advogado pode ajudar a revisar seus contratos, políticas e processos, fornecendo orientações específicas para sua empresa.

Outras notícias

Localização

Contatos