Como empresa, é fundamental estar ciente das diferenças entre o pagamento de comissões e premiações para evitar riscos processuais. Aqui estão algumas orientações para ajudá-lo nesse aspecto.
➡️ Comissões: reconhecimento baseado em resultados
As comissões são pagamentos variáveis diretamente relacionados ao desempenho individual dos nossos funcionários. Neste caso, a empresa necessita ter uma política de comissionamento clara, formalizando tais condições por meio de documentos essenciais, assinados pelos trabalhadores.
➡️ Premiações: reconhecimento extraordinário
Já as premiações são uma forma de reconhecer conquistas extraordinárias. Elas podem ser concedidas tanto a equipes quanto a indivíduos que se destacaram por seu trabalho. Nesta hipótese, recomenda-se a elaboração de normas e documentos que especificam a política de benefícios e premiações por meio de circulares, instruções e documentos que deverão ser assinados pelos colaboradores.
Viram só como é importante saber essas diferenças? Sempre é recomendável consultar um profissional jurídico especializado para garantir que suas práticas de recompensa estejam em conformidade com a legislação vigente.
Um advogado pode ajudar a revisar seus contratos, políticas e processos, fornecendo orientações específicas para sua empresa.